Nunca mais me zango com os miúdos!

 

Hoje prometi a mim própria que nunca mais me zangaria com os meus filhos. Para quê? As zangas só roubam energia, ninguém sai de uma contente nem cheio de auto-estima! E eu em particular sinto-me mesmo mal depois de deixar toda a minha energia e frustração fugir pela boca. Imagino que eles também não gostem! Aliás, sei obviamente que não gostam! Um dos agradecimentos da minha filha hoje de manhã foi “agradeço que a mãe só se zangue connosco pelo nosso bem!” Partiu-me o coração. Tinha acabado de dizer ao meu filho que não queria que ele estudasse por mim (ele tinha-me dito que só estudava porque eu o mandara estudar e que era uma seca). Podia ter dito de forma calma… mas não. Já estava com os nervos dos atrasos matinais (que na verdade nunca se revelaram atrasos mesmo reais) e saiu tudo em forma de explosão “por mim?? Não quero que estudes por mim! Deves estudar por ti! E se não quiseres não estudes! A vida é tua! Não deves fazer as coisas pelos outros, o que decidires fazer faz por ti. Olha, nem precisas trazer os livros para casa! Vou amar-te igualmente se tiveres zero a tudo, isso podes ter a certeza. Vê lá se queres continuar a ir a escola…” o pobre olhava para mim incrédulo e só conseguiu reponder “não, não! eu quero ir a escola!”

Enfim… coisas parvas que nós humanos às vezes fazemos.

Depois fiz a tal promessa a mim mesma. Nunca mais me zango. Isto é uma estupidez. E eu não sou uma pessoa estupida. Sei mais que isto. Sei fazer melhor.

Amanhã talvez faça a mesma promessa depois de me zangar com eles por andarem a passear pela casa à procura de brinquedos para levar para escola enquanto lhes digo pela quarta vez “isso era para fazer ontem à noite antes de ir para a cama! Agora estamos atrasados!”

Ou talvez não! Talvez respire fundo e me lembre que não é a solução. Que eu sei fazer melhor. E que uma promessa é para ser cumprida.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s